Texto básico: Provérbios 2.1-6.
Você já ouviu esta expressão: “resistência velada”? É quando alguém ouve sua palavra, mas simplesmente não faz nada para mudar permanecendo no mesmo erro.
Um dos critérios de seleção de Jesus na escolha de seus discípulos, ou seja, escolher em quem investir mais de sua vida na vida deles é quem ouve sua voz.
Minha maior alegria é quando alguém ouve minha voz porque está convicto de que esta é a visão de Deus para sua vida. Não somente porque concorda comigo por um entendimento cognitivo de que deve fazer algo, mas porque tem uma convicção divina de que deve fazer. Ouvir a minha voz é parte do processo para gerar esta convicção divina.
Ouvir pode parecer passivo, mas para ouvir é preciso uma proatividade que resulta em mudanças. Uma pessoa que é proativa para ouvir de Deus e os Seus propósitos para sua vida e que quer alinhar-se com Deus é alguém que busca diferentes formas para discernir a vontade de Deus. Perceba esta proatividade nos verbos do nosso texto de Provérbios 2.1-6.
Jesus nos dá um modelo de liderança que eleva o outro.
Em João 10.27 Jesus diz “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.” Jesus afirma que conhecer e pertencer é um critério para obedecer a voz. É preciso ter convicção divina de que Deus está me dando esta pessoa e dando a mim para ela.
Nesta relação, a partir do modelo de Jesus, liderar é servir ao outro, é elevar ao outro. Se o líder não tem uma voz clara, a ovelha não recebe a direção e ímpeto que ela precisa para ser elevada, para crescer.
A maneira como Jesus ouve ao Pai é a referência para que seus discípulos o ouçam. O relacionamento de obediência e o permanecer de Jesus no amor do Pai é referência para os discípulos permanecerem Nele. “Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço.” João 15.10
O relacionamento de Jesus com o Pai possibilita que Ele fale aos discípulos o que ouve do Pai. “Já não chamo vocês de servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz; mas tenho chamado vocês de amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes dei a conhecer.” João 15.15
Em João 10.14 Jesus diz que é o Bom Pastor e conhece as suas ovelhas e elas o conhecem, assim como o Pai conhece a Ele e Ele conhece o Pai e dá a Sua vida pelas ovelhas. O verbo conhecer usado 4 vezes por Jesus no original grego é ginosko indicando um conhecimento subjetivo. Jesus diz que podemos ter um relacionamento profundo com Ele como Ele tem com o Pai e o Pai com Ele. Assim, podemos ouvir a voz do Bom Pastor em favor daqueles que Ele nos dá.
Como discipuladores nossa voz será ouvida na medida em que nossa vida reflete nossa dependência de Jesus e disciplina em ouvir Sua voz, como Jesus ouvia a voz do Pai.